Design Thinking será cobrado? O time da Garagem fará sessões de Design Thinking para identificar o MVP? Qualquer cliente pode fazer?

Como Design Thinking já é feito pelo CIO Office, por BSL, por ISST, outras BUs e existe como oferta paga de Metodologia de Garagem por parte de Cloud Lab Services, a princípio, não incluímos no portfolio da equipe da Garagem. No entanto, se houver demanda não atendida e se o nosso B8 (TBD) e/o nosso/nossa futura Designer conseguirem absorver essa demanda, podemos incluir no escopo da equipe de Garagem sim, sendo que, nesse caso, será cobrado, como todos os outros serviço da equipe da Garagem, ainda que com um rate bem competitivo. O Design Thinking é um pré-req para os principais serviços da equipe da Garagem, que consistem de PoCs/MVPs. Quanto ao cliente que esperamos para a Garagem, vide a resposta para pergunta (3).

O que consiste o Planning? Qual seria o valor/ duração?

O planning é um serviço de 2 a 3 dias, cujo propósito é se fazer um "roadmapping" que permita se chegar ao "backlog" do PoC/MVP cliente. A ideia, em linha com metodologias ágeis, é se ter, a priori, uma boa ideia de o que terá que ser feito e em qual sprint, antes de se começar o delivery.

Qual critério para usar a Garagem - todos os clientes podem usar?

A prioridade é para Industry Accounts, Enterprise Core Accounts e Enterprise Top Candidates. Outros clientes também serão considerados, se tiverem um potencial significativo de consumo de Bluemix e/ou de Blockchain e/ou de expand de GBS, nas áreas foco da Garagem - Blockchain, Cognitive e IoT. Na dúvida, ISST será consultado. Se um cliente estiver usando a Garagem, terá direito de continuar usando-a até o fim de seu PoC/MVP, independente de demanda subsequente que pode vir a surgir de clientes maiores, lembrando que os PoCs/MVPs da garagem vão de 4 a 8 semanas, a menos que o projeto seja com um cliente remoto (pois nesse caso, pouco importará para o cliente se a equipe da Garagem está na Garagem ou não). Vale citar que a Garagem tem espaço para até 4 projetos simultâneos e a equipe da Garagem tem capacidade para executar até 2 projetos simultâneos. Portanto, by design, existe capacidade concomitante para projetos de outras áreas, conquanto que sejam de Blockchain, Cognitive ou IoT e usem a Metodologia da Garagem. Vale citar também que o ICC poderá fazer transbordo da Garagem e vice-versa.

Se eu estiver trabalhando uma oportunidade com um cliente que não é foco de GBS/ Cloud ele poderá usar a Garagem?

Sim. Idealmente, quando já se percorreu todo o ciclo de pré-venda de um projeto de inovação/transformação digital, incluindo design thinking, e o cliente quer começar por contratar um PoC/MVP/piloto de escopo reduzido, antes de se comprometer com um projeto de grande envergadura. Vale citar que a Garagem também poderá ser usada por BPs/startups, de preferência, para projetos que tem potencial de expansão, conquanto que seus projetos também atendam os requisitos da Garagem, incluindo envolver Bluemix/Blockchain e a metodologia da Garagem.

O que consiste o Bootcamp? Como é feito? O que inclui? Qual o valor? Por que só de Cognitive?

É um treinamento/capacitação inicial no uso de Bluemix. Incluímos no portfolio da equipe da Garagem, por sugestão do Vinicius Freire de Cognitive.